terça-feira, 26 de julho de 2011

CRIATIVIDADE - Algo necessário! - PARTE 2 de 5

Tenha tempo para boas ideias.

Um dos assuntos mais chatos no ramo do design (pelo menos para mim) é o fluxo de trablaho, e já que estamos falando em criatividade temos que pensar que: Se o seu fluxo de trabalho não for bom você pode perder todas as ótimas ideias que vem tendo durante o processo, ou simplesmente não consegue encaixá-las da maneira correta no projeto.

1 - Não salve, salve como/ Uma grande ideia em qualquer projeto é sempre ter espaço de sobra em seu HD ou pen drive para poder ter vários arquivos do mesmo projeto, assim você não perde nenhuma etapa daquele projeto e caso queira voltar de uma etapa você o faz sem nenhum problema. Quando você apenas salva o projeto você perde várias etapas, você joga no lixo partes de sua criação. A ideia!

2 - Comunicação com o cliente. Explique/ Converse com o cliente sobre o projeto, após apresentar o briefing para o cliente tenha um tempo para trocar ideias e expor tudo o que você quer fazer, para isso marque uma reunião, não faça isso por e-mail, mesmo que em alguns casos seja necessário uma pequena viagem, use a viagem para um momento consigo mesmo e tenha sua criatividade aguçada. Se você desenha no papel ou utiliza materiais fisicos diga logo ao cliente para que o mesmo saiba o que esperar no final.

3 - Comunicação com o cliente. Dê tempo ao cliente/ Não basta enviar um e-mail e ficar esperando que o cliente entenda tudo aquilo, para isso depois de algumas horas você pode ligar para o cliente e explicar o conteúdo de maneira amigável, ou seja, sem insutar o cliente com attogância ou despreparo.

4 - Invista/ Lembre-se que por mais artista que você seja, você sempre precisará de uma mãozinha da tecnologia. Invista em um bom monitor, isso em tamanho e qualidade de imagem, sempre que possível ajuste o trabalho 100% na tela, para que você veja o todo. Um projeto visto em pedaços pode estar incrível, mas o todo pode ser feio.


5 - Valorize o conhecimento dos que vieram antes/ Muitos designers não entendem que o passado do design e da arte já se cruzaram, muitos não sabem valorizar um bom livro. Tenha sempre bons livros em uma estante e leia-os. Isso faz com que o passado ajude na contrução de um futuro mais criativo.

6 - Isso não me ajuda muito, mas ajudou a muitos amigos e foi uma dica surgida na leitura de uma revista em uma cafeteria. Sempre coloque as datas de criação de cada arquivo, utilize o formato ano/mês/dia, dessa maneira fica organizado e você consegue ver o que você fez em cada etapa do processo, quanto tempo demorou e caso precise voltar poderá fazer isso de uma maneira fácil e rápida.

7 - A luz dentro do estúdio (assim como todo o resto) pode te ajudar ou atrapalhar, para ajudar use a luz do dia, essa dica é válida para estúdios com grandes janelas. Use também luzes fluorescentes, elas são mais suaves e vão te ajudar a trabalhar por mais tempo sem machucar os olhos.

8 - Evite tomar tanto café/ A cafeína serve apenas para deixar acordado e não para aprimorar a criatividade. Fora que as mãos trêmulas não vão te ajudar muito. Vá dormir, aproveite suas horas de sono e inclua um ou dois domingos no processo, assim você vai conseguir fazer as coisas de uma maneira mais divertida e ainda vai conseguir ir passear. EU GARANTO.

9 - Para quem costuma desenhar ou rabiscar no papel, organize seus lápis e canetas fora de um estojo, coloque-os numa gaveta ou compartimento próprio, não utilize estojos de tecido. Isso faz com que suas ferramentas quebrem ou percam a qualidade. Organize por tamanho de pontas, facilita muito a sua vida.

10 - Tenha um monitor extra/ Isso faz com que você ganhe tempo e tenha mais espaço para trabalhar. Se isso não for possível, crie duas áreas de trabalho separadas em seus softwares de desgin.

Agora já são vinte, na próxima semana tem mais.
Leandro Barros - Léo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário