domingo, 30 de outubro de 2011

A vida é feita de "solidão"

Texto extraído do livro - A vida é feita de escolhas

Dizem que o momento mais delicado da vida é a hora da morte, e que ali se sente a maior solidão de todas. Por mais que se queira confortar o moribundo, no fundo, sabe-se que a experiência da morte é uma vivência solitária e que nenhum de nós terá como fugir desse momento ou adiá-lo.
Certa vez eu estava prestes a pegar um avião, pois deveria ministrar uma palestra em Brasília. No horário previsto, lá esta eu diante daquela aeronave absolutamente sozinho. Perguntei à comissária de bordo:
- Onde estão os outros passageiros?
Ela me respondeu:
- O senhor seguirá sozinho, não há mais passageiros nesse voo.
Tomado pelo medo, imediatamente perguntei:
- Porque não cancelam o voo?
Ela me explicou que não seria possível cancelar, pois o avião deveria seguir uma rota predefinida. Aceitei aquelas palavras com certa resignação. Sentei-me numa poltrona perto da porta, nem sei porque, e fiquei pensando: "E se esse avião cair? Como serão as manchetes amanhã?: 'Felizmente, apenas um abordo'". E imaginei os amigos comentando o ocorrido num bar da esquina: "Azarado aquele rapaz, hein?".
Na metade da viagem, depois de esgotar todas as possibilidades pessimistas, comecei a pensar: "Com gente ao lado ou sozinho, o avião, a tripulação, o motor é tudo o mesmo. O que está diferente?.
E logo encontrei resposta para a minha questão existencial, filosófica ou metafísica: "Como é ilusória a sensação de que ao lado de outras pessoas estamos mais seguros. O que os outros poderiam fazer, em caso de emergência, além de gritar, implorando a proteção de Deus?"
Compreendi, naquela tarde, que havia uma semelhança entre a vida e aquele voo. Nossa condição humana é de solidão, quer queiramos ou não. E não adianta insistirmos em manter muita gente ao nosso lado o tempo todo. A vida sempre encontrará um momento de silêncio para nos perguntar a respeito das nossas decisões.
Nada mais sábio do que aprendermos a gostar de nossa própria companhia. Esse é um sinal de que estamos de bem com nós mesmos e com a vida. A cada um cabe não lutar contra isso, mas encontrar formas de conviver com essa realidade o mais saudavelmente possível."

Leandro Barros - Léo!
Compre um animal... hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário