quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Super League - Rugby

Em Novembro de 2010, a XENON STUDIOS, idealizada por Michael Powell foi contatada pela diretora da Sky Sports para criar uma abertura que iria ser da cobertura da Liga de Rugby.


Vamos ver os passos que este ESTÚDIO deu para chegar numa bela abertura. Você que tem vontade de trabalhar em um estúdio ou abrir seu próprio estúdio esta tendo a oportunidade de acompanhar nesse blog tudo sobre esse mundo FANTÁSTICO e cansativo.


O briefing consistia em alguns homens de aço jogando Rugby numa sequência de alguns segundos, num cenário inspirado no futuro e com um pouco de ação. Autenticidade também seria fundamental nesse projeto. Outra coisa que foi discutida era que em FOTOS não conseguiriam passar a brutalidade e a ação que o esporte transmitia, por isso optou-se por vídeo.
O diretor do projeto ADAM não apenas era experiente na área mas também gostava muito de Rugby e acompanhava tudo sobre o esporte, uma junção perfeita para o projeto.

O principal conceito foi retratar jogadores vestindo armaduras que parecem com as famosas MARKS (armaduras do Tony Stark) fazendo passes, caindo e correndo com a ajuda da própria armadura que serviria para proteção. Adam trabalhou de perto com os artista do storyboard e chegar num conceito Sci Fi e realista ao mesmo tempo. O artista conceitual Stephen Tappin começou a trabalhar nesses conceitos.







O prazo limite para o fim do projeto era bem apertado, apenas 12 semanas separaram as primeiras conversas do projeto final, sendo assim os artistas repensaram um pouco no conceito da armadura pois não poderia ser tão complexo como uma das MARKS afinal de contas não conseguiriam modelar, animar e renderizar no prazo.




No próximo vídeo conseguimos acompanhar o StoryBoard com animações que mostrariam o dinamismo das cenas, todos os diretores e técnicos Tim, Adam, Stephen, Andy e Richards trabalharam forte em cima da armadura e dinâmica para deixar algo fora do comum como uma tendência par ao futuro.

Assim que ficaram satisfeitos com a dinâmica e ação começaram a trabalhar no processo de captura de movimentos.

A captura de movimentos foi feita no Pinewood - Film & Television studio, tudo isso foi dirigido por Alam e foram usados 4 jogadores da Sussex Merlins Rugby League Club. Todos os dados foram processados e enviados de volta para a integração com os personagens virtuais.


MODELANDO A ARMADURA.

A primeira coisa que Tim fez no processo de modelagem foi a criação de uma silhueta seguindo o projeto inicial, de modo que todas as formas e proporções pudessem ser respeitadas desde o começo da modelagem. Claro que Tim levou em consideração que o projeto era "tão herói" e começou a domar isso para que ficasse mais realista, por menos possível que isso fosse. As proporções da silhueta humana junto com a armadura mais o MOCAP fariam com que parecessem mais jogadores de Rugby e menos robô.



Depois da modelagem estar completa, começam os testes com animação, muita paciência, muitos erros e acertos que tornam o vídeo algo realmente maravilhoso.


Como sempre acontece, a essa altura do projeto o cliente pediu algumas mudanças na armadura, havia muitos detalhes pequenos e que não fariam diferença no contexto final, sendo assim fizeram uma revisão no conceito completo e chegaram num denominador comum, com as mudanças feitas e aprovadas pelo cliente puderam fechar todo o modelo, basicamente as mudanças foram nos ombros, costas, cotovelos e cintura. Claro que com isso a animação teve que ser testada mais uma vez, para que não aparecessem novos erros ou catástrofes e o processo ter sido perdido.

Nas imagens temos um antes e um depois.



Agora alguns vídeos que mostram a modelagem, iluminação e animação da armadura.






ANIMAÇÃO
O ponto aqui não é tão complicado quanto parece, como a animação não seria feita de maneira tradicional, mas sim com MOCAP então já estava tudo pronto, o que se tinha que fazer era passar tudo isso para os esqueletos virtuais e adicionar isso na malha das armaduras, claro que isso é trabalhoso, existe inclusive um trabalho com o diretor Adam para que isso faça sentido e não fiquem animações jogadas num vídeo que não tem uma sequência.
Como resultado disso temos uma boa sequência mostrando toda a ideia, inclusive de câmera e dinâmica.


No vídeo abaixo podemos ter uma noção de como é feita a animação com MOCAP, dessa forma não temos trabalho com a animação em si fora a dinâmica feita com os personagens.


No próximo vídeo temos as transições feitas apenas para que a animação do chute seja bem feita, isso é feito no vídeo inteiro como as correções de cores, iluminações efeitos de faísca ou das áreas de toque, tudo isso controlado pelo animador.


Renderizando
Agora que a animação foi feita e tudo esta rodando normalmente falta renderizar, que é o processo para tornar tudo o mais real possível, onde o computador calcula as sombras, luzes, reflexos e partículas. O responsável pela renderização foi o Richard Wright, que projetou todas as cenas e fez a renderização no MAYA. As animações foram divididas em cenas para poupar tempo de trabalho e processos.
O vídeo foi renderizado numa resolução de 1920 x 1080 e cada quadro da animação chegava a levar 5 horas e tudo isso foi renderizado em 16 máquinas numa PCFARM. Depois de pronto Richard levou todos os vídeos para um software de edição e adicionou os efeitos necessários, logo depois o artista Justin Bates terminou fazendo o logo da super liga.

Promocional

Além desse vídeo a XENON STUDIO ficou responsável por um vídeo promocional que seria utilizado para promover a próxima temporada. O artista Paul Clayton resolveu então fazer uma sequência com a armadura sendo utilizado por uma das estrelas de Rugby do campeonato daquele ano, Sam Tomkins. Sendo assim ele modelou e texturizou a cabeça do jogador. O resultado é mostrado nas imagens abaixo.





Um vídeo mostra ainda como ficou a animação desse trabalho.

Aqui vai o vídeo que fazia a chamada para a super liga.


E aqui vai o vídeo promocional que tanto falamos nesse tópico.


Parabéns a Xenon Studio - trabalho feito em 2011
Sóstines Felício

Nenhum comentário:

Postar um comentário